sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Hallelujah!

O Campeonato Brasileiro chega ao fim. Que conclusões podemos tirar?

Por Cartloa Léo


O dia 06/12/2009 vai ficar marcado no calendário esportivo brasileiro. Afinal, o Campeonato Brasileiro chegou ao fim, que diga-se de passagem, foi o mais disputado, desde que foi implementado o estilo de pontos corridos, ou seja, ganha, no final, quem somar mais pontos ao longo do campeonato.

Após muita emoção, especulações, manipulações, denúncias e é claro, malas sortidas, o campeonato chegou ao fim e sagrou o grandioso Flamengo como o campeão brasileiro de 2009.

Devo ainda ressaltar o quanto essa última rodada foi emocionante. As posições se alternavam conforme os gols iam saindo. A briga, literalmente, estava nos extremos da tabela.

Na parte de baixo, os já rebaixados Sport e Naútico, se mesclavam ao Santo André, Fluminense, Botafogo e Coritiba que lutavam para sair da degola.

Na parte de cima da tabela, a briga estava bonita. Flamengo era o favorito para levar o título, mas Inter, Palmeiras e São Paulo "secavam" o rubro-negro carioca para que ele não ganhasse do Grêmio. Aliás, o confronto entre Flamengo e Grêmio, que aconteceu no Maracanã, merece um destaque a mais.


Raça do Grêmio e “Hexa” do Flamengo

Na semana que antecedeu a rodada decisiva, muito se falou que o Grêmio iria entregar o jogo, pois caso o Tricolor gaúcho vencesse, poderia entregar o título de bandeja para o seu arqui-rival Internacional. Mas o Grêmio mostrou que o profissionalismo está em primeiro lugar e serviu de exemplos pra uns e outros, mostrando que o amor a camisa e o orgulho não podem ser feridos nunca. Que sirva de lição para o tal do Corinthians, que teve atitude de time pequeno no jogo contra o Flamengo... Deplorável.

O jogo acabou com a vitória do Flamengo por 2 a 1 em cima do Grêmio. Parabéns ao Flamengo, que segundo eles, conquistou o "Hexa", que na verdade é Penta.

Por um Triz



A vitória do Flamengo já era esperada. O que não era esperado é que até a metade do segundo tempo, quem era o campeão brasileiro de 2009 era o Internacional. O meu tio Paulo e a nossa querida professora Carla de Blog, devem ter ficado estasiados, tanto com a fumo que o Inter dava no Santo André, quanto com a raça que o Grêmio dava para enfrentar o Flamengo. Pena que o Flamengo virou...

Mesmo não tendo sido campeão, o Inter fechou o campeonato em grande estilo. Terminou em segundo colocado, goleando o Santo André por 4 a 0.


A Grande Decepção

O Palmeiras colecionou no ano altos e baixos. Digo isso, porque ele liderou boa parte do campeonato - 12 rodadas - e, no fim, perdeu a liderança para o São Paulo. O palestra chegou, na última rodada, em terceiro, para enfrentar o Botafogo, visando um possível título mas com os ares de vaga garantida na Libertadores. HAHA!


Após essa minha risada, quem adivinha o que aconteceu?! Tomaram um nabo do Botafogo, no Engenhão, de 2 a 1. O que eles não contavam, era com a vitória do São Paulo, que ocupava a quarta colocação, mas principalmente, não contavam com a vitória do Cruzeiro, que estava em quinto colocado em cima do Santos, em plena Vila-Belmiro.

Conclusão: o Palmeiras acabou o campeonato em quinto colocado e levou pra casa a amarga sensação de estar fora da libertadores de 2010. Como disse o volante Pierre, jogador do Palmeiras: "Um ano inteiro jogado pelo ralo". Pobres palmeirenses... O Cartola Artie deve ter ficado abatido.

O Palmeiras, com o perdão da palavra, mostrou o que um time NÃO DEVE FAZER no Campeonato Brasileiro. Caso contrário, as consequências todos nós já sabemos, certo?


Orgulho Tricolor e Reconhecimento da Torcida


O São Paulo jogou, como já dizia o slogan criado pela torcida, "à espera de um milagre". O São Paulo, para ser campeão, além de ter que ganhar do já rebaixado Sport dependia de um tropeço dos três primeiros colocados (Flamengo, Internacional e Palmeiras).

O São Paulo - primeiro ALELUIA desse post - com o time completo, fez a parte dele. Deu um show e ganhou do Sport, no Morumbi, de 4 a 0. Com 1 gol do goleiro Rogério Ceni e 3 gols de Washington, que, diga-se de passagem, cresceu muito nas últimas partidas do São Paulo. Saiu do campo sob os gritos da torcida de "fica, fica, fica", pois o contrato do jogador venceria no dia 31/12.

A torcida do São Paulo soube reconhecer a garra do time no campeonato e saiu de campo aplaudidíssima pelo belo espetáculo que o time proporcionou no Morumbi.


A Grande Surpresa

O Cruzeiro realmente surpreendeu e buscou a vaga pra Libertadores com muito empenho. Jogou tudo que podia na Vila Belmiro e venceu o Santos por 2 a 1, com destaque para o último gol marcado pelo ex-palmeirense assumido Kléber, gol esse que tirou o Palmeiras da Libertadores.

Mas cá pra nós, Cartolas, nada disso ocorreria se o Palmeiras tivesse feito a parte dele, vocês não concordam?


A Lição

O campeonato acabou com algumas surpresas, algumas não tão surpresas e outras previsões. Mas, sem dúvidas, esse campeonato ficará marcado nos anais do futebol brasileiro e, talvez, mundial, como o mais disputado de todos os tempos. Afinal, em que campeonato de futebol no mundo nós veríamos 4 times com chances de ser campeões, na última rodada? Só aqui no Brasil mesmo... Demais!

Não vou me estender muito nesse post, pois temos várias indagações que podemos fazer. Prometo que em alguns próximos, abro essas discussões com vocês, tudo bem? Mas podemos resumir o sentimento com o término do campeonato com uma palavra: ALELUIA!!

Aleluia, por ter acabado o Campeonato mais disputado dos últimos anos;
Aleluia, pelo o Flamengo ter se sagrado campeão, após 17 anos sem levantar um título brasileiro;
Aleluia, pelo São Paulo não ter alcançado mais um título de campeão brasileiro;
Aleluia, por malas de diferentes cores terem sido distribuidas ou não;
Aleluia, pela arbitragem ter influenciado nos resultados;
Aleluia, pelo o STJD ter conseguido colocar, após alguns anos, todos os grandes clubes cariocas na primeira divisão, sem nenhum ter caído;
Aleluia, como diz um amigo meu, pela a carioquice implementada no campeonato;

E como diria a música de Jeff Buclkey:

HALLELUJAH!!

Fotos: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário