quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tudo embolado no Campeonato Brasileiro (com direito a malas, apitos e afins)

Por Cartola Léo



Tivemos,ontem, mais uma rodada extremamente tensa do Campeonato Brasileiro, que diga-se de passagem, é de longe o mais emocionante desde a era dos pontos corridos.

Os protagonistas de ontem foram Sport e Palmeiras (time do Cartola Artie). O jogo aconteceu aqui em São Paulo, no estádio Palestra Itália, casa do Palmeiras.
O jogo acabou em 2 a 2. Gols de Arce e Wilson, pelo lado do Sport e Diego Saconi e Danilo, pelo lado Palmeirense.

O Cartola Artie deve ter ficado bem triste com o resultado... E eu e o Cartola Cabelo felizes!
Com o resultado, o Palmeiras volta a assumir provisoriamente a liderança do Brasileirão até a rodada deste fim de semana.
O São Paulo, segundo colocado, recebe o Vitória no Morumbi. Já o Flamengo vai até Pernambuco enfrentar o Naútico, no estádio dos Aflitos e o Atlético Mineiro vai até Curitiba enfrentar o Coritiba.
Já para a tristeza do torcedor do Sport, a derrota acarretou o rebaixamento matemático para a segunda divisão. O primeiro time caiu... Quem serão os próximos?

O Jogo

Pois bem... Voltemos a falar do jogo do Palmeiras contra o Sport.
O jogo em si, foi uma suspresa, pois o Sport saiu na frente com dois gols logo de cara. O Palmeiras, muito desesperado, acabou o primeiro tempo atrás do placar.
O segundo tempo teve um Palmeiras melhor e que com muita insistência, conseguiu marcar um gol. Aí chegou o momento crucial da partida...

Aos 40 minutos do segundo tempo, em uma jogada legal e que não possuia impedimento, o árbitro Elmo Resende cometeu um "pequeno" equívoco.

O árbitro achou que na jogada havia impedimento e resolveu apitar para assinalar o ocorrido. Como o árbitro apitou, então os jogadores de defesa do Sport, principalemente o goleiro Magrão, desistiram da jogada, pois todos ouviram claramente o apito sendo tocado pelo árbitro. O jogador do Palmeiras Danilo recebeu a bola na área e resolveu continuar a jogada. Matou a bola no peito e encheu o pé pro fundo da rede.
Ao olhar para os seus auxiliares, vulgo "bandeirinhas", o árbitro viu que nenhum deles esboçou reação de impedimento. Então, o Sr. Elmo Resende resolveu dar o gol para o Palmeiras. Quando os jogadores do Sport perceberam que o juiz deu o gol, foi um Deus nos acuda... Todos ficaram irritadíssimos, pois todos desistiram da jogada, por ouvirem nitidamente o apito do árbitro.

Final: o jogo acabou empatado em 2 a 2.

O Palmeiras "retomou" a primeira colocação do campeonato e o Sport está automaticamente rebaixado para a segundona. Parabéns, Sr. Elmo Resende! Você realmente agiu como um "juiz" e celou o destino do Sport. Que bela sentença, hein Sport?
Caso o Sport resolva entrar com uma ação ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), contra o grave erro do árbitro na partida contra o Palmeiras, o jogo pode até ser anulado.

Aí vocês, Cartolas de plantão, podem se perguntar: mas que diabos o Cartola Léo vem dar essa notícia? Só porque ele é sãopaulino? Por que ele não gosta do Palmeiras? Ou por que ele quer causar?
Bom... Sãopaulino eu sou mesmo e isso é inegável. E eu também quero causar. Mas o grande "X" da questão no jogo de ontem, foram os erros de arbitragem que estão se tornando uma constante no nosso futebol.
Por que os árbitros estão errando tanto? Será desatenção ou algum incentivo a mais?

Como um dos propósitos do Blog Cartolas é sempre fazer um paralelo entre o esporte e a política, então nesse caso, podemos introduzir aquele assunto sobre a famosa "mala branca".



A Mala Branca


Pra quem não sabe, a chamada mala branca é um "incentivo/gratificação" oferecida para algum time, caso ele ganhe de seu adversário. Essa gratificação normalmente é oferecida por algum outro time, que esta diretamente interessado no resultado daquela partida. Esse tipo de conceito também pode ser aplicado aos árbitros ou qualquer outro elemento que interfira diretamente na partida.

Pois bem, esse caso novamente veio a tona no jogo do Barueri X Flamengo, em que dois jogadores do Barueri afirmaram,após a partida, que receberam uma "mala branca" do time do Cruzeiro, caso o Barueri vencesse o Flamengo. E não é que aconteceu isso mesmo? O Barueri venceu o Flamengo por 2 a 0, auxiliando assim o Cruzeiro na tabela do Campeonato Brasileiro.
Após essa declaração, os dois jogadores do Barueri foram suspensos pelos próprios Cartolas do clube.

No dia 08/11, Fluminense e Palmeiras fizeram uma partida que também houve um erro grave, por parte do árbitro Carlos Eugênio Simon.
Simon anulou um gol legal do Palmeiras, ainda no primeiro tempo, que culminou na derrota do Palmeiras por 1 a 0 do Fluminense.
Os Cartolas palmeirenses soltaram o verbo pra cima da arbitragem brasileira.
Resultado: Simon não apita a mais nenhum jogo até o fim do ano... Que bela punição, a quatro rodadas do fim do campeonato, vocês não acham, Cartolas de plantão?



Essa desconfiança é normal, pois são muitos fatos e muitas provas para que esse tipo de dúvida pinte em nossa mente. Mas após um jogo como o de ontem, mais dúvidas surgem em nossas mentes... Será mesmo que tudo hoje em dia é movido pelo dinheiro? Existe ainda amor e raça no esporte?


O Futuro do Futebol Brasileiro

Bom... Não é pelo o fato de eu ser Sãopaulino, mas o jogo do Grêmio X São Paulo, lá em Porto Alegre, ganhou um destaque pela raça demonstrada pelos dois times. Mesmo o jogo tendo acabado em empate por 1 a 1, os dois times mostraram muito empenho pelo o resultado. Isso faz com que algumas pessoas, que pensam que ainda não existe espírito no esporte, revejam drasticamente os seus conceitos.
Grêmio e São Paulo mostraram muita raça e competividade no jogo de ontem e provaram, por A mais B, que eles estavam jogando único e exclusivamente pelo o amor a camisa e para ajudar o time a estar em uma posição melhor na tabela.

Mas qual é o futuro do futebol aqui no Brasil?

Em meio a tantos escândalos e erros graves, o amor que o torcedor despeja para com o seu time ainda não mudou. Mesmo rolando rios e rios de dinheiro, malas brancas, pretas azuis e de branca com bolinhas coloridas, o torcedor ainda despeja um amor incondicional pelo o seu time, indo a jogos ou torcendo freneticamente em frente a televisão ou no rádio.
Portanto, os Cartolas do futebol poderiam parar um pouco de olhar só o dinheiro e olhar um pouco mais o sentimento. Isso sim deveria estar em jogo. O sentimento.

Então, se toquem Cartolas do futebol! Já pensou se os torcedores se cansarem e resolverem fazer uma "greve" contra o futebol? Nada de ir a estádios e nem torcer pelo time...
Mas como torcedor é otimista, ainda há tempo de mudar, antes que aquela velha e vã filosofia entre em vigor: só damos valor as coisas quando perdemos.

Fotos: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário